Print

 Visão 

“Ser referência e modelo de excelência de nível nacional, regional e internacional, em investigação e inovação, extensão universitária e provisão de serviços de excelência, nos domínios de caracterização, controlo e diagnóstico de doenças humanas, animais e vegetais” 

O Centro de Biotecnologia, alicerçado nas competências multidisciplinares das faculdades que o constituem e integrando redes nacionais, regionais e internacionais de pesquisa, conduz investigação relevante,  providencia as condições necessárias para  educação de alta qualidade ao nível de graduação e pós-graduação em biologia molecular e biotecnologia e participa activamente no processo de desenvolvimento de produtos e prestação de serviços, na sua àrea de competência específica. 

 Missão 

“Produzir conhecimento através da investigação e inovação e bem assim realizar actividades de extensão e serviços centradas no controlo e prevenção e diagnóstico, úteis à melhor conservação das espécies.”

 O Centro de Biotecnologia é uma unidade orgânica da Universidade Eduardo Mondlane  que promove de forma contínua a investigação em biologia molecular e biotecnologia, dando particular ênfase à integração multidisciplinar nos processos de pesquisa.  No âmbito nacional, o Centro assume a responsabilidade  de contribuir para a capacitação científica e técnico-profissional, desenvolvendo programas de formação nacionalmente relevantes e internacionalmente competitivos. Através de programas de extensão, o Centro participa activamente no processo de divulgação e debate social  sobre biotecnologia,  procurando colaborar na construção de uma base conceptual colectiva baseada em evidência científica. O Centro estimula a prestação de serviços a pessoas singulares e colectivas, públicas e privadas, na área da Biotecnologia.

  Objectivos do Centro 

São objectivos do CB-UEM, no domínio específico da Biotecnologia:

  1. promover o estudo e a investigação;

  2. elaborar e executar projectos de pesquisa e desenvolvimento científico e técnico;

  3. desenvolver a capacidade científica, técnica e profissional de quadros da UEM e de outras instituições, através de acções de docência, formação, investigação e extensão;

  4. colaborar com outros sectores universitários e extra-universitários directamente envolvidos em actividades do mesmo domínio;

  5. promover a publicação de trabalhos científicos e técnicos;

  6. prestar serviços de pesquisa e diagnóstico;