O Centro de Biotecnologia da UEM (CBUEM) já faz testagem de casos da COVID-19, no país, como resposta a uma solicitação do Instituto Nacional de Saúde (INS) para reforçar a capacidade de testagem de amostras. Assim como o INS, laboratório de referência Nacional, o CBUEM possui equipamento validado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para testar casos da doença.
Actualmente, aquela unidade processa diariamente cerca de 150 amostras recebidas do INS. O Director do Centro, Prof. Doutor Joaquim Saíde, refere que ainda é possível alargar a capacidade diária de testagem mas para o efeito deve contar com a colaboração de profissionais de outras faculdades como a de Medicina, Veterinária e Ciências.
O CBUEM já está a preparar um labotarório de nível - 3, para responder especificamente ao processo de extracção do material genético, fase considerada delicada devido aos riscos de contaminação envolvidos. E porque passará a receber o vίrus activo, a unidade está a desdobrar-se no reforço da observância de procedimentos de biossegurança.