Print

À convite do Parque Nacional de Gorongosa, Doutora Ivete Maquia, Investigadora do Centro de Biotecnologia da UEM (CB-UEM), contribui na formação de futuros quadros superiores em Biologia da Conservação como colaboradora na 3ª edição do programa de Mestrado a decorrer no Parque Nacional da Gorongosa (PNG).
De referir que participa também como facilitadora no Mestrado em Biologia da Conservação a Professora Ana Isabel Ribeiro-Barros, docente da Universidade de Lisboa (ULisboa) e colaboradora do CB-UEM.
O Mestrado anteriormente citado é o único em Moçambique, e no mundo, que decorre integralmente dentro de um Parque Nacional, permitindo que os estudantes estejam em contacto directo com Biólogos, Fiscais, Comunidade e Ecoturismo.
O programa resulta de um consórcio de BioEducação, liderado pela UniZambeze em parceria com o PNG, Instituto Superior Politécnico de Manica, UniLúrio (todas de Moçambique) e ULisboa, contando ainda com a colaboração de docentes de instituições nacionais como Universidade Eduardo Mondlane e internacionais como as Universidades de Oxford e Harvard.
O Programa foi criado em 2017 no âmbito do Projecto de Restauração da Gorongosa com financiamento do “Howard Hughes Medical Institute” com o objectivo de formar jovens moçambicanos nas diferentes vertentes da conservação na sua rica nação em biodiversidade.