No âmbito do projeto BioNoMo II (Rede de Biodiversidade de Moçambique), foi organizado um workshop sobre a "Criação e gestão de bases de dados primários de biodiversidade".

O curso, realizado nos dias 23 e 24 de Maio de 2024 no Museu de História Natural de Maputo, destinou-se aos investigadores e técnicos dos principais parceiros no desenvolvimento da rede BioNoMo.

O Projecto tem estado a apoiar várias organizações com vista a promoção do conhecimento sobre a biodiversidade de Moçambique, reforçando as capacidades técnicas na gestão, uso e publicação de acervos de dados de biodiversidade pelas próprias instituições detentoras dos dados no País.

O curso foi ministrado por Luca Malatesta, especialista em bases de dados de biodiversidade do Departamento de Biologia Ambiental da Sapienza – Universidade de Roma.

Essa iniciativa, enquadra-se nas actividades da fase II do projecto dando continuidade à digitalização, organização em bases de dados federados e partilha dos dados de biodiversidade nacionais por instituições nacionais com o mundo, uma tendência crescente a nível mundial.